Construcao civil
BNDES Setorial 31, p. 353-410
Perspectivas e desafios para inovar na construção civil
Dulce Corrêa Monteiro Filha Ana Cristina Rodrigues da Costa Érico Rial Pinto da Rocha*
Resumo
O desenvolvimento da cadeia da construção civil é crucial para o Brasil superar seus históricos déficits habitacional e de infraestrutura. Cabe lembrar ainda dos compromissos assumidos pelo país para a realização da Copa do Mundo e dos Jogos Olímpicos nesta década. Com base em tais constatações, procurou-se verificar as dificuldades enfrentadas pela cadeia da construção civil nos segmentos de construção pesada e de edificações. Nesse contexto, o desenvolvimento de inovações foi avaliado como uma possibilidade de solução especificamente em edificações, permitindo a utilização de construção industrializada em grande escala, acompanhada de planejamento urbano e políticas públicas adequadas, sem esquecer as preocupações ambientais. Contudo, apesar da relevância, não se estudou no artigo a questão urbana.
* Respectivamente economista, gerente e estagiário do Departamento de Bens de Consumo, Comércio e Serviços da Área Industrial do BNDES. Os autores agradecem a Silvia Maria Guidolin e Bernardo Furtado Nunes.
354 Perspectivas e desafios para inovar na construção civil
Analisaram-se as ações governamentais de incentivo ao setor, tais como o Programa de Aceleração do Investimento – PAC, o Programa Minha Casa, Minha Vida e os investimentos previstos em consequência dos eventos esportivos. Foi feito um levantamento inicial, pelo lado da oferta, dos muitos problemas existentes, de forma a mostrar a complexidade do desafio a ser enfrentado, constatando-se a existência de problemas estruturais importantes, como a descoordenação entre o setor de construção civil e o de materiais de construção. A política de financiamento pode ser determinante no alinhamento dos interesses ao longo da cadeia da construção civil, embora o volume de recursos disponíveis para essa finalidade seja