Reemergência de conflitos regionais
Trabalho Realizado Por: Diana Pinto, Noé Oliveira, Rui Freitas e Sandra Silva
Turma: 12/L
Vila Nova Famalicão, dia 10 de Fevereiro de 2013A Reemergência De Conflitos Regionais
Índice
Introdução
O fim da Guerra Fria gerou muitas expectativas sobre o início de uma nova era de ordem e estabilidade nos assuntos mundias. Todavia, tem-se caraterizado por instabilidade e violência, especialmente no mundo em desenvolvimento( ou Terceiro Mundo). O fim da Guerra Fria conduziu, assim à (re)emergência de conflitos regionais, o tema do nosso trabalho.
O ser humano, apesar de racional, envolve-se em lutas com seres da mesma espécie.
Pois, nem todos nós possuímos os mesmos gostos e, até, costuma-se dizer que gostos não se discutem, mas no que toca a questões raciais, linguísticas, religiosas ou culturas com caraterísticas diferentes o homem não tem conseguido ao longo do tempo partilhar o mesmo espaço e recursos referentes a esse terrirório, essenciais à sobrevivencia com outros, dando origem a conflitos.
Podemos, então, acttuamente, identificar várias categorias de conflitos: conflitos étnicos (Ruanda e Somália), guerras nacionalistas (País Basco, os curdos, tchechénos, palestinaos e israelitas), conflitos associados ao narcotráfico (Colômbia) e ainda tensões devido a movimento sociais. Para além destes conflitos, ainda existem as situações de de conflitualidade relacionadas com os fundamentalismo e as guerras de água.
Um exemplo de convergência de múltiplas razões é o conflito israel-palestiniano, onde se luta pela água que é um bem escasso, pela existência de petróleo, o islamismo e o judaísmo e a conquista territorial beneficiam a existência de um dos conflitos mais problemáticos a nível mundial.
O nosso objectivo com a realização do nosso trabalho passa por compreender os fatores geradores das tensões e conflitos regionais e de que maneira certos conflitos