50 casos reais da administração
Dinâmica de Grupo
01. Escravos de Jó: Esta dinâmica vem de uma brincadeira popular do mesmo nome, mas essa atividade tem o objetivo de “quebra gelo” podendo ser observado a atenção e concentração dos participantes. Em círculos, cada participantes fica com um toquinho (ou qualquer objeto rígido). Primeiro o Coordenador deve ter certeza de que todos sabem a letra da música que deve ser:
• Os escravos de Jó jogavam cachangá;
• Os escravos de Jó jogavam cachangá;
Tira, põe, deixa o Zé pereira ficar;
Guerreiros com guerreiros fazem zigue, zigue zá (refrão que repete duas vezes)
1. MODO NORMAL: Os escravos de Jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Os escravos de Jó jogavam cachangá (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA);
Tira (LEVANTANDO O TOQUINHO), põe (PÕE NA SUA FRENTE NA MESA), deixa o Zé Pereira ficar (APONTA PARA O TOQUINHO NA FRENTE E BALANÇA O DEDO);
Guerreiros com guerreiros fazem zigue (PASSANDO SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA), zigue (VOLTA SEU TOQUINHO DA DIREITA PARA O COLEGA DA ESQUERDA), zá (VOLTA SEU TOQUINHO PARA O OUTRO DA DIREITA) (Refrão que se repete duas vezes).
2. MODO: Faz a mesma seqüencia só para a esquerda.
3. MODO: Faz a mesma seqüencia acima sem cantar em voz alta, mas canta-se em memória.
4. MODO: Faz a mesma seqüencia em pé executando com um pé.
5. MODO: Faz a mesma seqüencia acima com 2 toquinhos, um para cada lado.
02. João Bobo: Esta dinâmica propõe um “quebra gelo” entre os participantes e também pode ser observado o nível de confiança que os participantes têm um no outro:
Formam-se pequenos grupos de 8-10 pessoas. Todos devem estar bem próximos, de ombro-a-ombro, em um circulo. Escolhem uma pessoa para ir ao centro. Esta pessoa deve fecha os olhos (com uma venda ou simplesmente fechar), deve ficar com o corpo totalmente rígido, como se tivesse hipnotizada. As mão ao longo do corpo tocando as coxas lateralmente, pé