Tolerância religiosa
Tolerância Religiosa
O que significa tolerância religiosa? A Tolerância religiosa é a atitude que demonstra respeito e aceitação em relação à religião ou crença do próximo. No Brasil, o Art. 5, inc. VI diz “VI- e inviolável a liberdade de consciência e de crença, sendo assegurado o livre exercício dos cultos religiosos e garantida, na forma da lei, a proteção aos locais de culto e a suas liturgias; “ defendendo então que todo cidadão tem o direito de livre culto, e o Código Penal Brasileiro, Art. 208 afirma: “Escarnecer de alguém publicamente, por motivo de crença ou função religiosa; impedir ou perturbar cerimônia ou prática de culto religioso; vilipendiar publicamente ato ou objeto de culto religioso:
Pena - detenção, de um mês a um ano, ou multa.”
Parágrafo único - Se há emprego de violência, a pena é aumentada de um terço, sem prejuízo da correspondente à violência.” colocando uma punição à qualquer tipo de intolerância religiosa.
Por que ela é valorizada hoje?
Por causa da convivência de pessoas com crenças distintas, principalmente no Brasil aonde a mistura de culturas é muito grande. A tolerância religiosa é necessária para que a sociedade se mantenha estável sobre suas diversas crenças e evitar divisões como o que aconteceu com a Índia e o Paquistão, por exemplo.
As sociedades sempre tiveram liberdade de culto?
As sociedades que tinham (e tem até hoje) suas religiões oficiais sempre defendiam seus deuses e regras, e como praticamente todas as religiões não toleram que na sociedade hajam pessoas seguindo outros cultos, estes outros são punidos.
Na Antiguidade, antes do Império Romano se converter, cristãos e judeus eram intensamente perseguidos e tinham que fazer seus cultos escondidos.
A Igreja Católica por anos queimou pessoas na fogueira por “irem contra a Igreja” ou simplesmente ter alguma crença que não fazia parte do que está escrito na Bíblia.
Sem falar da Inquisição, o fato histórico que mais lembra a