revolucao
A franca se encontrava em meio a uma crise econômica, devido à agricultura ser ainda nos moldes arcaicos. O que gerava fome, miséria e desemprego. Tanto a burguesia quanto o povo estavam descontentes com a situação econômica que estava o país.
O rei Luis XVI, vendo a situação tentou diminuir os benefícios da aristocracia que era um dos três estados franceses. Composto pelo clero, aristocracia (nobres e pelo povo (burguesia alta, baixa, agricultores e todo o restante do povo). Porém o rei encontrou bastante resistência nessa diminuição dos benefícios. E em 1789, foi co Junvocada em Versalhes uma assembléia geral, na qual, por dois votos a um (cada estado representava um único voto) a aristocracia e o clero ganharam do povo.
. O terceiro estado então pediu que fosse feita uma nova constituição, porém esse pedido não foi aceito e visto que os benefícios não iam acabar para os aristocratas, o povo decidiu revoltar-se. E essa revolta saiu do cenário da assembléia e ganhou as ruas, com apoio dos sans- culots.
A revolta teve bastante repercussão e foi criada então a primeira declaração dos direitos do homem que garantia ideais revolucionários, assim como a igualdade a fraternidade e a liberdade. Foi aprovada também a monarquia constitucional, que limitou o poder do rei apenas ao executivo.
Inconformado, Luis XVI procurou ajuda dos monarcas da Áustria e da Prússia para tentar acabar com os idéias revolucionários, mas acabou sendo preso e posteriormente guilhotinado. Só que em 1792, um exércitoaustrio-prussio conseguiu invadir a fraca, mas foi derrotado graças ao exercito Frances. E tal fato culminou com a proclamação da república.
Após a proclamação da república, a franca foi dividida em gerondinos(alta burguesia)