lixo extraordinario
GPA-Saúde- Curso de Psicologia –PSI 14/2
Lixo Extraordinário.
Varzea Grande 2014
Lixo Extraordinário
Trabalho realizado para obtenção de nota parcial na disciplina Investigação Científica, sob a rientação da Professora Leila Cardoso.
Várzea Grande
2014
Lixo Extraordinário é um projeto do reconhecido artista plástico brasileiro mas radicado nos Estado Unidos, Vicente José de Oliveira Muniz, conhecido como Vik Muniz, que visitou um dos maiores aterros sanitários do mundo, o Jardim Gramacho, Periferia do rio de janeiro, idealizando trabalhar com catadores de produtos reciclados para a produção de seus quadros. O documentario foi filmado ao longo de dois anos, de agosto 2007 a maio de 2009.
A visão do artista foi mudar a realidade de pessoas até então anonimas e excluídas socialmente, trazendo dignidade a uma profissão tão depreciada socialmente. Com uma trilha sonora cotidiana, que foram tranformadas pela arte.
O documentário relata a pura realidade brasileira sobre a produção de resíduos produzidos pela população, deixando à amostra as pessoas que ganham a vida desses resíduos, remexendo em busca de plásticos, metais, papeis dentre outros materiais recicláveis.
Os catadores de resíduos recicláveis são as principais vitimas de pessoas sem oportunidades, que sofrem com a pobreza e falta de estudo, porem esses catadores colaboram de uma ótima forma na luta contra a mudança climática, pois leva para reciclagem, resíduos que levariam décadas para se decompor, com esse trabalho, reduz e muito as emissões de gases do efeito estufa.Atualmente os resíduos sólidos são um dos maiores problemas urbanos no país, porém vista por outro lado, pode ser uma solução, pois além de gerar renda para várias famílias, os catadores fazem com que o lixo produzido seja reaproveitado, colaborando com a sustentabilidade.
O artista plástico Vik Muniz, quando no aterro