Trabalho sobre Economia
Já o PNB considera todos os valores que um país, por exemplo, recebe do exterior, além das riquezas que foram apropriadas por outras economias, ou seja, os valores que saem. É justamente essa a diferença: o PNB considera as rendas enviadas e recebidas do exterior, enquanto o PIB, não.
2- O PIB (Produto Interno Bruto) é um dos principais indicadores do potencial da economia de um país. Ele revela o valor (soma) de toda a riqueza (bens, produtos e serviços) produzida por um país em um determinado período, geralmente um ano. Isso inclui do pãozinho até o apartamento de luxo.
3- (a) As ferramentas da política fiscal são constituídas pela tributação e pelo dispêndio público. É a tributação que fornece recursos para a consolidação da maioria das propostas do governo. O dispêndio é o instrumento para execução das políticas públicas.
(b) Política fiscal expansionista: quando o objetivo é estimular a demanda agregada, especialmente quando a economia está atravessando um período de recessão e precisa de um "empurrão" para se expandir. Como resultado, temos a tendência de déficit ou até mesmo levar à inflação.
(c) Política fiscal contracionista: quando o objetivo é reduzir a demanda agregada, por exemplo, quando a economia está em um período de expansão excessiva (superaquecimento econômico) e, há a necessidade de retração econômica, em consequência da excessiva inflação que se constrói neste cenário.
(d) a especificação do déficit governamental em termos da diferença entre as receitas e despesas do setor público, embora correta e fácil de compreender, esconde diversas características do processo orçamentário que são fundamentais para a determinação das causas do