Trabalho sobre economia
Este capítulo tem por objetivo revisar os conceitos básicos de produtividade e eficiência produtiva e as formas de sua mensuração, no contexto da teoria da produção. Inicialmente, são discutidos os conceitos de produtividade e eficiência dos processos produtivos, resgatando contribuições pioneiras de Koopmans (1951) e Farrel (1957), que serviram de marco às análises empíricas sobre o tema.
Na segunda parte do capítulo são apresentados os principais axiomas e propriedades da tecnologia que definem o conjunto das possibilidades de produção. É introduzida a noção de função ou fronteira de produção empírica, a partir da qual as medidas de eficiência são estabelecidas.
As principais medidas de eficiência técnica dos sistemas produtivos são apresentadas na seção 4.3, em que se destaca a idéia de função distância como medida de eficiência relativa de unidades de produção.
As diferentes abordagens para mensuração empírica da eficiência técnica são apresentadas na seção 4.4, com ênfase na abordagem de programação linear, onde desenvolvimentos teóricos e metodológicos recentes vêm despertando grande interesse acadêmico e prático.
Finalmente, é apresentado em maior profundidade o método adotado neste estudo, a Análise Envoltória de dados (DEA). A flexibilidade e a facilidade de aplicação do método DEA o tornam atraente e promissor para a avaliação empírica da eficiência relativa de unidades de produção. As principais extensões dos modelos básicos DEA encontram-se no anexo III.
4.1. CONCEITO DE PRODUTIVIDADE E EFICIÊNCIA
O termo produtividade refere-se genericamente à relação produto-insumo de um dado processo de transformação. Uma medida de produtividade incorpora efeitos da tecnologia e da eficiência (técnica e alocativa) (Sudit, 1995). Diferenciais de produtividade decorrem de diferenças na tecnologia de produção, de diferenças na eficiência do processo de produção e de diferenças de ambiente no qual a produção ocorre.