Titulos de credito
SUMÁRIO 1 INTRODUÇÃO 3 2 DESENVOLVIMENTO 4 2.1 Importância e Função dos Títulos de Crédito 4 2.1.1 Segundo sua função econômica 7 2.1.2 Segundo sua eficácia processual 8 2.2 Princípios da Cartularidade 8 2.3 Princípio da Literalidade 10 2.4 A ação cambial e o princípio da autonomia dos títulos de crédito. 11 3 CONCLUSÃO 14
REFERÊNCIAS 15 INTRODUÇÃO
Com a utilização do crédito as transações se tornaram mais rápidas e mais amplas, principalmente pela possibilidade de uma pessoa gozar, hoje, de dinheiro cujo pagamento será feito posteriormente.
Isso melhor explicando, significa que, com a utilização do crédito, pode alguém, hoje ser suprido de determinada importância, empregá-la no seu interesse, fazê-la produzir em proveito próprio desde que tenha assumido a obrigação de, em época futura, retomar a quem lhe forneceu a importância de que se utilizou. Inegavelmente, nas atividades comerciais, em que o capital é sempre necessário para que os comerciantes possam realizar operações lucrativas com maior amplitude, a utilização do crédito veio aumentar consideravelmente essas transações, trazendo benefícios para o comércio e maiores possibilidades de desenvolvimento do mesmo.
Até no que diz respeito a operações não comerciais, o crédito, de modo indiscutível, serve para facilitá-las, dando maiores oportunidades aos que, em certas ocasiões, não dispõem de recursos pecuniários suficientes para as suas necessidades presentes, muito embora possam contar com os mesmos em época futura.
* DESENVOLVIMENTO * Importância e Função dos Títulos de Crédito
Os títulos de crédito, Borges (1976, p.7): “[...] constituem o instrumento mais perfeito e eficaz da mobilização da riqueza e da circulação do crédito [...]”. O crédito corresponde tanto à confiança – em garantias pessoas ou reais –, quanto ao tempo, por representar a troca de uma prestação presente por uma futura. A operação de crédito é, justamente, aquela por meio da