TÍTULOS DE CRÉDITO
TÍTULOS DE CRÉDITO
NOÇÕES
Crédito é a promessa de um pagamento futuro. É a aquisição de um bem no presente com a promessa de que ocorrerá um pagamento no futuro. Esse é o conceito de crédito como uma operação sócio-econômica e jurídica.
- Do ponto de vista econômico, o crédito é a alavanca para o desenvolvimento das empresas, visto que elas recebem dinheiro para desenvolver as suas atividades sob a promessa de restituição desse crédito no futuro.
- Do ponto de vista empresarial, o crédito é a capacidade de obtenção de moedas junto ao mercado financeiro para o desenvolvimento das atividades empresariais mediante a promessa de pagamento futuro.
- Do ponto de vista do consumidor, o crédito representa o elemento que permite a aquisição de bens no presente mediante promessa de pagamento no futuro.
Temos, portanto, a dimensão econômica, macro-econômica (empresarial), do consumidor e a dimensão política, uma vez que o crédito também financia o Estado, ou seja, a União Federal é financiada por créditos (títulos do Tesouro Nacional). O Banco Central emite títulos de crédito que serão adquiridos pelos agentes econômicos do mercado financeiro – bancos e instituições financeiras, embora qualquer pessoa física os possa aquirir. Essaa aquisição de moeda pelo governo se dá mediante uma promessa de pagamento futuro.
Toda a econômia capitalista se baseia no crédito, que é a aquisição da disponibilidade de um bem no presente. O crédito, resumindo, é o meio pelo qual se aquire um bem no presente sob a promessa de pagamento no futuro. Esse bem pode ser dinheiro ou um bem de outra natureza.
Subjacente à noção do crédito, temos o elemento da confiança. Todo aquele que se insere em uma relação obrigacional de crédito e débito obtém ou concede confiança a alguém. É a chamada fidúcia (ou elemento fiduciário, ou seja, elemento de confiança). Não se