Balanço de Pagamentos
Introdução:
A balança de serviços e rendas é do grupo das Transações Correntes. Nela são lançadas as entradas e saídas de recursos para pagamentos de serviços e de rendas sobre fatores de produção. O setor de serviços tem ganhado maior importância nas economias mais desenvolvidas. Isto significa que cada vez mais o comércio mundial de serviços vai tomando uma proporção cada vez maior do comércio mundial total. Segundo dados da OMC, as exportações de mercadorias aumentaram a uma taxa média anual de 5% e a de serviços em 6%, entre 1990 e 2001.
Serviços:
A balança de serviços (BS) registra as transações internacionais com intangíveis ou invisíveis. Compreende os chamados serviços de não fatores. Quando o país residente vende serviços ao resto do mundo, a balança de serviços registra uma receita em dólares. Quando o país residente compra serviços do resto do mundo, a balança de serviços registra uma despesa em dólares. O saldo da balança de serviços é a diferença entre as receitas e as despesas decorrentes das operações de compra e venda de serviços de não fatores:
BS = Xnf – Mnf
Onde,
BS = Saldo da Balança de Serviços
Xnf = Receita de exportação de serviços não fatores
Mnf = Despesa de importação de serviços não fatores
Relaciona os serviços relativos a transportes, viagens internacionais, seguros, financeiros, computação e informações, royalties e licenças, aluguel de equipamentos, serviços governamentais e outros serviços. Os serviços financeiros compreendem as intermediações bancárias, tais como corretagens, comissões, garantias e fianças, e outros encargos acessórios sobre o endividamento externo. Em outros serviços estão consolidadas as informações referentes a serviços de corretagens e comissões mercantis, serviços técnicos profissionais, pessoais, culturais e recreação.
Rendas:
A balança de rendas (BR) registra a remuneração do trabalho assalariado (salários e ordenados) e as rendas de