tipos de recrutamento
Tipos de recrutamento e sua importância para uma gestão adequada de pessoas aplicadas a empresas (Murilo Michel)
O artigo em questão é de autoria de Murilo Michel, docente da Faculdade de Ciências Jurídicas e Gerencias, em São Paulo, publicado em dezembro de 2007. Este nos traz informações de como o recrutamento e suas formas podem influenciar a gestão e os resultados empresarias. O autor dispõe as informações dividindo a obra nos seguintes pontos: conceito e a importância do recrutamento; tipos de recrutamento; vantagens e desvantagens do recrutamento; processo do recrutamento e por fim revela como o recrutamento pode influenciar nos resultados de gestão de pessoas.
Recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. Esta definição é proveniente de Chiavenato (2000). É o processo que visa localizar e atrair o maior número possível de candidatos aptos a ocupar os cargos vagos na organização. E este processo de atração pode ser feito de basicamente duas formas: interno ou externo.
O artigo apresenta os tipos de recrutamento: interno e externo. O processo de recrutamento interno é realizado na própria organização, onde se procura suprir a vaga com candidatos internos. O autor destacou suas vantagens e desvantagens e dentre elas citou respectivamente a desnecessidade de socialização organizacional de novos membros, bem como pode bloquear a entrada de novas ideias, experiências e expectativas. Para o recrutamento externo também observamos vantagens como por exemplo o enriquecimento mais intenso e rápido do capital intelectual, contudo como desvantagem pode afetar negativamente a motivação dos atuais funcionários da organização.
Além disso, Michel buscou esclarecer que o ponto de partida de todo processo seletivo fundamenta-se em dados e informações da análise e especificações do cargo a ser preenchido. Sendo assim, os