exemplo de pré projeto
Tema: Pedofilia no desenvolvimento da personalidade.
Problema: O que é pedofilia? Quem são os pedófilos no Brasil? Quais as causas que levam a pedofilia? Qual tratamento desenvolvido pela psicologia? Como o psicólogo trabalha com o pedófilo?Como os pedofilos buscam vitimas? Quais as conseqüências da personalidade e da sexualidade da vitima?E qual meio de punição?
Objetivo: Pedofilia é um desvio de caráter, sendo reconhecida por alguma correntes, esta perversão como doença.
Impossível identificar a causa ou causas da pedofilia. Pensava-se que o histórico de abuso sexual na infância era um forte fator de risco, mas pesquisas recentes não encontraram relação causal, uma vez que a grande maioria das crianças que sofrem abusos não se torna infrator quando adultos, nem tampouco a maioria dos infratores adultos relatam terem sofrido abuso sexual.
Trabalhar com um pedofilo não é uma tarefa fácil, para o psicologo, pois exige muito empenho, dedicaçção e disposição para lidar com o lado mais sombrio do ser human. O profissional deve ter consciencia de que nessa intervenção interfere no psiquismo e pode despertar sentimentos conflituosos que vão desde a compaixão pela vitima e repulsa ao agressor atpe uma espécie de “turvação”, que o impeça de enxergar coisas enssencias ao decorrer da análise.
Freud define o Princípio do Prazer como:
Todo o comportamento humano é basicamente regido pela necessidade urgente de gratificação dos instintos, quer de forma direta, quer alucinatória (através de fantasias). De acordo com a primeira formulação freudiana, as atividades inconscientes (ou do ID) são completamente dominadas por este princípio: a fantasia não se distingue da realidade e, portanto, a satisfação do prazer pode ser imediata. Mas, com o desenvolvimento do ego, a pessoa torna-se consciente das exigências da realidade (Princípio de Realidade); e, quando se estabelece a instituição moral do SUPER EGO, (a pessoa passa a ter