Exemplo de pre-projeto
Seropédica, RJ 2003
Introdução
As transformações sociais que vêm ocorrendo nos últimos anos provocaram mudanças profundas no mundo do trabalho. Os desafios estão relacionados aos avanços tecnológicos e às novas expectativas das empresas que agora enfrentam mercados globalizados, extremamente competitivos. Com isso, surgem também novas exigências em relação ao desempenho dos profissionais. A educação não poderia ficar alheia a essas transformações.
Como educadora há cinco anos na área de laticínios no Centro Federal de Educação Tecnológica de Uberaba, MG – CEFET, tenho uma preocupação muito grande em demonstrar problemas do cotidiano em uma indústria de laticínios que transmita ao aluno um entendimento sólido das bases científico-tecnológicas do processamento de queijos através de experimentos práticos, procurando despertar a curiosidade, mobilizando as energias dos jovens, em busca de descobertas, despertando nos alunos o desejo de aprender e de participar da construção do próprio conhecimento.
Nessa perspectiva, a problemática que se apresenta se refere ao seguinte questionamento: Qual o material instrucional a ser utilizado no ensino da produção de queijos que transmita ao aluno um entendimento sólido das bases científicotecnológicas desse processamento? E como proceder a validação desse material instrucional?
O presente trabalho tem por objetivo elaborar um material instrucional que permita ao aluno apropriar-se das bases científico-tecnológicas do processamento de queijos, para que ele esteja preparado para enfrentar situações esperadas e inesperadas, previsíveis e imprevisíveis, rotineiras e inusitadas, de modo original e criativo, de forma inovadora, imaginativa, eficiente no processo e eficaz nos resultados, demonstrando senso de responsabilidade e firmeza nas decisões e ações. Neste trabalho os alunos terão a capacidade de analisar uma situação, enunciar o problema e propor as