Ressonancia
A microfonia é uma aplicação sobre a ressonância, pois a frequência sonora emitida pela cápsula de capitação de um microfone é absorvida pelo autofalante que responde com a emissão de onda na mesma frequência entrando num ciclo perpétuo de captação e emissão de ondas com a mesma frequência.
O isolamento acústico é muito importante nos carros, pois o barulho do motor e do atrito do pneus sobre o chão e de toda lataria que vibra ao se movimentar é emitido para dentro do veículo, tornando as condições de direção, a longas distâncias, extremamente desconfortável. Por esse motivo é colocado em determinadas partes do carro uma manta acústica para evitar que esse tipo de ruído seja propagado e amplificado para dentro do veículo.
A Ressonância Acústica é gerada quando uma fonte emite um som de freqüência igual à frequência de vibração natural de um receptor. Como em todo tipo de ressonância, ocorre uma espécie de amplificação do som, aumentando a intensidade deste. Como exemplo, pode-se citar os campeonatos de "SPL" (sound pressure level, ou nível de pressão sonora), onde os competidores -usando carros preparados acusticamente para atingir níveis exorbitantes de intensidade sonora- usam a ressonância acústica para obter melhores resultados. Num automóvel popular comum, a frequência natural de vibração gira em torno de 35~40Hz. Sendo assim, ao aplicar-se, dentro do veículo, uma frequência nessa faixa, a intensidade fica superior em relação a uma onda de 50 ou 60Hz, por exemplo.