ressonancia
A ressonancia é o que acontece quando um sistema físico recebe energia por meio de excitações de freqüência igual a uma de suas freqüências naturais de vibração. Com isso, o sistema físico passa a vibrar com amplitudes cada vez maiores.Cada sistema físico capaz de vibrar possui uma ou mais frequências naturais, ou seja, que são características do sistema, mais precisamente da maneira como este é construído.Todos os sistemas possuem sua frequência natural, que lhes é característica. Quando ocorrem excitações periódicas sobre o sistema, como quando o vento sopra com freqüência constante sobre uma ponte durante uma tempestade, acontece um fenômeno de superposição de ondas que alteram a energia do sistema, modificando sua amplitude. Se a freqüência natural de oscilação do sistema e as excitações constantes sobre ele estiverem sob a mesma frequência, a energia do sistema será aumentada, fazendo com que vibre com amplitudes cada vez maiores. A aplicação mais palpável é na área das telecomunicações, em que as ondas eletromagnéticas atuam como intermediárias na transmissão das informações do transmissor até o(s) receptor(es), constituindo-se o que se chama sinal.Também se pode destacar a área da espectroscopia, em que a energia radiante incidente é absorvida, refletida ou ainda transmitida pela amostra, fornecendo como resultado um espectro que é a informação da energia absorvida em função do comprimento de onda (ou da freqüência) em forma de um gráfico
Exemplos:
A corda do violão vibra em função de sua massa, tensão de esticamento e comprimento. Tanto faz você variar o esforço na hora de tocar a corda, a freqüência vai ser a mesma. Se voce prender uma lamina de aço por uma ponta, e bater na outra, ela vai vibrar na razão de sua rigidez e comprimento.
Quando você sopra uma boca de garrafa, o ar entra na garrafa e sai, como se fosse impulsionado por mola e encontra o ar sendo soprado, somando-se o fluxo, e produzindo o som.
Um pelotão de militares não