ressonancia
Para entender o que é o fenômeno de ressonância, torna-se necessário compreender a definição de freqüência natural, que por sua vez é aquela na qual uma determinada massa vibra, após sofrer um deslocamento do seu ponto de equilíbrio. Forças excitadoras tais como àquelas geradas por eixos desalinhados ou componentes desbalanceados, são periódicas de freqüência ‘ω‘. Quando estas agem em estruturas elásticas que possuem freqüências naturais ‘ωo’, a interação dessas freqüências pode produzir vibrações extremamente elevadas. Então o efeito em que ocorre uma vibração forçada exatamente na freqüência natural do material dá-se o nome de ressonância (COELHO & HANSEN,1993).
É possível determinar as freqüências naturais de uma estrutura por meio de teste de impactos. A idéia do teste é a de que quando um objeto sofre um impacto, as freqüências naturais ou ressonantes são excitadas. Se um espectro é levantado enquanto o objeto está vibrando devido ao impacto, picos espectrais aparecem definindo as freqüências naturais do objeto.
Nos coletores/analisadores se realiza o teste de impactos fixando um acelerômetro ao objeto de teste (máquina ou estrutura). Numa segunda etapa ajusta-se o coletor/analisador para o nível de trigger adequado, pois quando se martela a estrutura provoca-se no transdutor um transiente elétrico que corresponde a resposta de vibração da máquina, e este impacto deve ser suficiente para vencer o nível de trigger elétrico. Enquanto a estrutura não for sofrer o impacto do martelo, se terá uma situação de “não disparo”, quando esta for martelada a mensagem de “não disparo” desaparecerá por alguns segundos e um espectro de onda em função do tempo é exibido. Calculado o espectro deste sinal o coletor/analisador mostrará as possíveis freqüências naturais do sistema. Os coletores/analisadores permitem que se armazene vários resultados de testes e se faça uma