Caracterizar a presença de proteínas em material biológico
Curitiba,10 de abril de 2013.
Introdução
Duas moléculas de aminoácidos podem ser unidas covalentemente através, deuma ligação peptídica, para formar uma proteína.Tal ligação é formada pela remoção de água na interaçao de um grupo amina de um dos aminoácidos e um grupo carboxila de outro.
As proteínas são as moléculas orgânicas mais abundantes e importantes nas células.São os constituintes básicos da vida. A importância das proteínas, entretanto, está relacionada com suas funções no organismo e essa funçao depende de sua conformaçao, que é o arranjo tridimensional. Todas as enzimas conhecidas, por exemplo, são proteínas; muitas vezes, asenzimas existem em porções muito pequenas. Mesmo assim, estas substâncias catalisam todas asreações metabólicas e capacitam aos organismos a construção de outras moléculas - proteínas,ácidos nucléicos, carboidratos e lipídios - que são necessárias para a vida.
O estudo de aspectos importantes da bioquímica nos leva, invariavelmente, ao estudo de proteínas. Neste trabralho será realizada identificação de proteínas através de reação de coloração,ação de calor e reação com solvente orgânico.
Objetivo:
• Caracterizar a presença de proteínas em material biológico.
• Verificar experimentalmente a precipitação de proteínas com e sem desnaturação.
• Relacionar as observações práticas com a teoria de propriedades gerais, estrutura e isolamento de proteínas
MATERIAIS UTILIZADOS E METODOLOGIAS
Experimento 01 -
Reações de Coloração de Proteína:sReação da ninhidrina
Inicialmente, numerou-se dois tubos de ensaio, acrescentando-se no primeiro 2ml de soluçãode ninhidrina +1,ml de proteínas. .
Reação do biureto
Tubo2 colocou-se 1ml de solução de proteínas, 5 gotas de NaOH, 2,5M e 3 gotas de sulfato de cobre 1%. Enquanto que no tubo 3, foram