Ressonancia
Qualquer sistema físico que é posto a oscilar livremente possueam a tendência de oscilar com uma freqüência específica de oscilação denominada freqüência preferencial de vibração, que pode ser única ou não, dependendo do sistema físico considerado. Assim, por exemplo, um pêndulo simples, de comprimento "L", imerso num planeta de gravidade "g", possui apenas uma única freqüência de oscilação f = (1/2*pi)*sqrt(g/L).
OU SEJA, Ressonância é o fenômeno físico em que se registra transferência de energia de um sistema oscilante para outro, quando a freqüência do primeiro coincide com uma das freqüências próprias do segundo.Este fenômeno tem aplicações importantes na área médica chamado de Ressonância Magnética, que consiste em aplicar em um paciente submetido a um campo magnético intenso, ondas com freqüências iguais às dos tecidos do corpo que se quer examinar...
É tbm a tendência apresentada por um sistema mecânico, elétrico ou acústico, de quando excitado por um sinal, acentuar (ressoar em) uma determinada freqüência em detrimento das demais.
Outra demostração da existência da ressonância é a existência de ondas estacionárias, que pode ser facilmente demonstrada através de um tubo fechado que recebe água em sua extremidade superior. A água adicionada cria um som de borbulhamento no tubo. Devido ao fato da coluna de ar dentro do tubo está diminuindo, as freqüências de ressonância podem ser ouvidas.
estes:
01. Para pesquisar a profundidade do oceano numa certa região, usa-se um sonar instalado num barco em repouso. O intervalo de tempo decorrido entre a emissão do sinal ultra-som de freqüência 75 000Hz e a resposta ao barco (eco) é de 1 segundo. Supondo que o módulo da velocidade de propagação do som na água é igual a 1500m/s, a profundidade do oceano na região considerada é de: a) 25m b) 50m c) 100m d) 750m e) 1 500m 02. (UNITAU) Independentemente da natureza de uma onda, sua propagação envolve,