Mitologia nordica
Sumário
1. Introdução
2. Desenvolvimento
3. Características
4. Os Nove Mundos de Yggdrasil
5. O Deus
6. Conclusão
7. Referência biográfica
Introdução
A mitologia nórdica é uma coleção de crenças e histórias compartilhadas por tribos do norte da Germânia (atual Alemanha), sendo que sua estrutura não designa uma religião no sentido comum da palavra, pois não havia nenhuma reivindicação de escrituras que fossem inspirados por algum ser divino. A mitologia foi transmitida oralmente principalmente durante a Era Viking, e o atual conhecimento sobre ela é baseado especialmente nos Eddas e outros textos medievais escritos pouco depois da cristianização.
Desenvolvimento
Mitologia Nórdica diz respeito aos povos que habitaram, nos tempos pré-cristãos, os atuais países escandinavos (Noruega, Suécia e Dinamarca), além da gélida Islândia.
Este conjunto de mitos também teve especial desenvolvimento na Alemanha, que foi a grande divulgadora da riquíssima cultura dos nórdicos. Com a expansão das navegações vikings, esta difusão acentuou-se ainda mais, indo alcançar também os povos de língua inglesa e deixando sua marca até na própria denominação dos dias da semana destes países (Thursday, por exemplo, é o "dia de Thor"; e Friday, "dia de Freya").
Características
Não acreditavam em nenhuma verdade transmitida pelas divindades aos mortais;
Os mitos e lendas eram transmitidos, principalmente, de forma oral de geração para geração; O mundo é representado como um disco plano; Os deuses nórdicos habitavam Asgard (espécie de cidade sagrada cercada por muros); Os deuses deram aos homens habilidades e sentidos.
Principais criaturas da mitologia nórdica:
Deuses e deusas: