Tica Organizacional
1.1. Definição de ética
Ética é uma palavra de origem grega (éthos), que significa propriedade do caráter. Ser ético é agir dentro dos padrões convencionais, é proceder bem, é não prejudicar o próximo. Ser ético é cumprir os valores estabelecidos pela sociedade em que se vive.
A ética vem sendo debatida no campo da filosofia pelo menos desde os sete sábios gregos¹, no século VII e VI a.C., o que mostra a preocupação do ser humano a respeito do tema já vem de vários séculos.
1.2. A ética no mundo da empresa
Nos anos 60, após muitos escândalos empresariais em empresas norte americanas, começaram a debater com mais afinco as questões de éticas nas organizações, isso motivado por desconfianças da população a respeito de determinadas práticas empresariais, e também com a insegurança de certos produtos que se encontravam no mercado. Nos anos 80, a disciplina “ética” foi inserida no currículo de várias universidades, inúmeras palestras e cursos a respeito do tema foram ministrados a executivos de diversas áreas e organizações.
Esse movimento, pode ser definido segundo Lipovetsky (apud Alencastro) nos seguintes termos: “ao que se sabe, o universo da empresa se deixará sempre guiar pelos cálculos da eficácia e da rentabilidade. Agora, porém, sai ao encalço da alma, da “bussines ethics” (ética nos negócios), última moda nos meios empresariais.
Neste momento, a ética começa a ser vista como um caráter agregador de valor a organização, um diferencial para seus membros. Pois é fato que desde então, até os dias atuais, a tendência geral do mundo dos negócios, é o êxito da sustentabilidade, isto é, o interesse global em um utilitarismo ético, aplicado ao mundo dos negócios.
1.3. Ética nos negócios, realidade ou mito?
Durante muito tempo, a ética e os negócios, não eram uma boa associação no meio empresarial, haja visto, que era tratada com até um certo sarcasmo e cinismo por muitos empresários em conversas informais. Isso sempre se baseou na afirmação de