Constru O De Edificios E5
1. Quais as funções do revestimento em argamassa e quais as propriedades exigidas destas argamassas, no estado fresco e no estado endurecido?
Os diversos tipos de revestimento de paredes, pisos e tetos definem o acabamento da estrutura. Eles possuem a função principal de proteção da estrutura ou da parede, além prover conforto visual (estética) e ajudar os elementos de vedação a desempenhar as suas funções.
O revestimento de edifícios também possui funções similares: impedir a infiltração de água e agentes agressivos à parede (alvenarias ou painéis) e à estrutura, ajudar os elementos de vedação a manter o conforto termo acústico e valorizar a estética das construções.
A principal função dos revestimentos é proteger as paredes, os painéis e a estrutura para que os elementos estruturais e de vedação desempenhem adequadamente os seus papéis, durante a vida útil da construção.
Os revestimentos são diretamente responsáveis pela durabilidade dos elementos construtivos, uma vez que eles impedem a ação direta das intempéries e da percolação de água. Eles "finalizam" a construção oferecendo o conforto visual da estética.
O revestimento em argamassa tem por principal função a proteção das paredes, painéis e da estrutura para que os elementos estruturais e de vedação desempenhem adequadamente seus papéis.
2. Os revestimentos de argamassa podem ser constituídos por uma ou mais camadas, ou seja: emboço e reboco, ou camada única. A norma NBR 13749-1995 indica as espessuras admissíveis, bem como níveis de aderência mínimos, dentre outros aspectos.
Tabela 1.1 – Espessuras admissíveis de revestimento interno e externo para parede (NBR 13749,1995)
Camada de Revestimento
Espessura (mm)
Interna
Externa
Emboço
5 a 20
15 a 25
Emboço e Reboco
10 a 30
20 a 30
Camada única
5 a 30
15 a 30
Tabela 1.2 – Limites de resistência de aderência à tração (Ra) para emboço e camada única (NBR 13749, 1995)
Local
Acabamento
Ra (MPa)
Parede
Interna
Pintura ou base para