Trabalho de FINACIAMENTO DA EDUCAÇÃO
ECONOMIA E FINANCIAMENTO DA EDUCAÇÃO
PLANO DE ESTUDO I (SCHULTZ, Theodore W. O capital humano: investimentos em educação e pesquisa. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1973, p. 11-18) 2ª versão
1. Que relação Schultz sugere haver entre a opulência das sociedades modernas e custos/rendimentos das capacidades e das técnicas vinculadas ao trabalho?
Schultz sugere que o investimento no homem (força de trabalho) e nas técnicas de produção aumentam a produtividade. Ou seja, a partir de suas pesquisas Schultz chegou à conclusão que as sociedades modernas tiveram um crescimento econômico porque investiram em pessoal e em novas técnicas de trabalho, tendo, portanto, aumento da produtividade pelo fato de ter profissionais qualificados trabalhando, sabendo corretamente como empregar as novas técnicas que garantem o aumento da produção.
2. Que motivos levam o autor a não admitir que a opulência de determinados países seja devida à existência de recursos naturais ou aos processos avançados de industrialização?
Para Schultz, o investimento em capital humano é o responsável pela opulência de determinados países; porém, pontua que os recursos naturais e a industrialização não são sinônimos de riqueza, pois se os países não considerarem que a capacitação de mão de obra é a chave para que haja uma verdadeira produtividade de seus produtos, estes não terão o lucro esperado e consequentemente não haverá crescimento econômico.
3. Que papel assume o conceito de “investimento” na teoria de Schultz?
O conceito de investimento de Schultz está relacionado ao investimento no homem ou no material e realiza um papel determinante no crescimento econômico; pois segundo ele, capacitando o profissional e investindo em novas técnicas de produção, haverá produtividade e renderá lucros à empresa. Porém, vale ressaltar, que todo investimento é passível de riscos, devendo ser estudado e analisado a fundo a fim de aplicar os recursos corretamente.
4. De acordo com Schultz,