Trabalho De Educa O Fisica
Zarco
MÓDULO 15 – ACT.FIS/ CONTEXTOS
E SAÚDE III
“A dopagem e os riscos de vida e/ou saúde.” Trabalho realizado por: Fernando Granja 12º8 nº6 No âmbito da disciplina de Educação Física.
INTRODUÇÃO
Este trabalho foi proposto no âmbito da disciplina de Educação Física, no qual tinha-mos vários temas para escolher em que optei pelo “ A dopagem e os riscos de vida e/ou saúde”. O QUE É O DOPING?
Doping é o uso de drogas ou de métodos específicos que visam aumentar o desempenho de um atleta durante uma competição. PORQUE O DOPING É PROIBIDO?
O doping é proibido nos desportos porque, além de prejudicar a saúde, trata-se de uma conduta anti-ética do atleta ao proporcionar uma vantagem competitiva desleal em relação aos outros atletas.
COMO É FEITO O CONTROLO DO
DOPING?
O Controlo de dopagem é deito através do exame antidoping que consiste na recolha de uma amostra de urina do atleta imediatamente após o fim de uma competição.
DOPING: DROGAS E
MÉTODOS
Existem inúmeras maneiras de aumentar as várias capacidades físicas humanas, dependendo do desporto em causa.
EXEMPLOS
Esteróides anabolizantes
Estimulantes
Analgésicos narcóticos
Beta-Bloqueantes
Hormonas peptídicas
Diuréticos
Beta-agonistas
ESTERÓIDES ANABOLIZANTES
Os esteróides anabolizantes são hormonas sintéticas que, quando comparados à testosterona, têm maior atividade anabólica. Ou seja, os atletas que ingerem este tipo de substâncias pretendem aumentar a massa muscular e a força.
Mais utilizados:
Nandrolona;
Estanazonol;
Testosterona;
Clembuterol.
RISCOS PARA A SAÚDE
Estudos científicos mostram que o uso inadequado de anabolizantes pode causar sérios prejuízos à saúde, tais como o aumento da agressividade, comportamento anti-social, alterações permanentes das cordas vocais em mulheres (voz mais grave), aumento do músculo cardíaco e uma possível consequência de infartos em jovens, etc.
ESTIMULANTES
Estimulantes são substâncias que