Trabalho Da Renata
MATEMÁTICA
HISTÓRIA DOS NÚMEROS
FEIRA GRANDE-AL
2015
Escola Municipal de Ensino Fundamental Veridiano soares da Silva
Série: 7º ano turma: “E”
Turno: vespertino
Professora: Mirian
Alunos: Clediane Alves Santos José Carlos Silva Santos Josiele Justino Dos Santos Marcela Dos Santos Renata Carla De Almeida
HISTÓRIA DOS NÚMEROS
Trabalho solicitado pela professora Mirian da disciplina de
Matemática, como requisito semestral da escola-EMEFVSS.
Feira Grande-AL
2015
HISTÓRIA DOS NÚMEROS
A humanidade criou os números há muito tempo atrás. Desde o começo da civilização, vários povos reconheceram a necessidade dos números em suas vidas. Sabemos disso porque essas pessoas fizeram "marcas" na parede das cavernas para registrar quantidades de coisas que para eles eram importantes. Suas ideias de número provavelmente limitavam-se ao uso de palavras ou sons diferentes para "um", "dois" e "muitos". Provavelmente, o homem primitivo não tinha necessidade de contar quantidades muito grandes. Ainda hoje, por exemplo os indígenas do grupo Ianomâmi contam somente até 5 ou 6. Quando a necessidade de contar aumentou, as pessoas passaram a usar pilhas de pedras ou fazer nós em cordas. Para contar grandes quantidades, elas faziam agrupamentos. Provavelmente você também já tenha feito contagem por meio de marcas e realizado agrupamentos. Com o passar do tempo, as pessoas foram substituindo essas marcas de agrupamentos por uma escrita simbólica, isto é, por símbolos, e diversas civilizações criaram sistema de numeração próprios, com símbolos e regras que os relacionam.
O número surgiu a partir do momento em que existiu a necessidade de contar objetos e coisas e isso aconteceu há mais de 30.000 anos. Os homens nessa época viviam em cavernas e grutas e não existia a ideia de números, mas eles tinham a necessidade de contar.