tibe
MAZZA, Tayná Bonfim Mazzei
SILVA, Natália Andrade
Apresentação
O Tibete é uma região de extremos. Sua maior parte está localizada no planalto tibetano, conhecido como a região mais alta da Terra, com aproximadamente 4500 metros acima do nível do mar, sendo, por isso, chamado por muitos de “o teto do mundo”. É praticamente cercado de cordilheiras: ao norte, a de Kunlun; ao leste, a de Tangula; ao sul e ao oeste, a do Himalaia, cujo pico mais conhecido, o Monte Everest, é localizado na fronteira com o Nepal. No único intervalo entre as cordilheiras, limite com a província de Sichuan, o Tibete é separado pelo rio Jinsha. Sua superfície equivale a aproximadamente a oitava parte do território chinês. (CAVALCANTE, G., 2011)
Lhasa é a capital administrativa da Região Autônoma do Tibete, na República Popular da China. Está localizada no sopé do Monte Gephel.Tradicionalmente, a cidade é a sede do Dalai Lama. Sua principal atração é o Palácio de Potala, parte do Patrimônio Mundial da Humanidade da UNESCO, e é o berço do budismo tibetano. O Jokhang, em Lhasa, é considerado como o centro mais sagrado do Tibete. Lhasa literalmente significa "lugar dos deuses". Com aproximadamente 200 mil habitantes, a cidade encontra-se a uma altitude de 3.490 metros acima do nível do mar, sendo uma das mais altas cidades do mundo. A cidade faz parte de um município-prefeitura, a Prefeitura de Lhasa, que consiste em oito condados de pequeno porte: Lhünzhub, Damxung, Nyêmo, Qüxü, Doilungdêqên, Dagzê,Maizhokunggar e Distrito de Chengguan. (CAMBETA, A., 30 ago 2011, LHASA ORG, 2013)
O Tibete é uma regiao autônoma da China, “governada” de acordo com os tibetanos por um representante do povo. Entretanto, o mesmo não possui autonomia para governar, muitas vezes nao sendo bem-sucedido na tarefa de atender aos interesses da população. Isso ocorre porque as decisões presidenciais são subordinadas ao Partido Comunista Chinês, a mais alta autoridade política do Tibete. (MAIA, A., 1 abril