Apl Tocantins
APL é uma vocação natural de um dado município ou ainda uma variedade de empresas que atuam no mesmo segmento. O projeto de Arranjos Produtivos Locais foi criado em agosto de 2004, e instalado pelo Grupo de Trabalho através da Secretaria do Desenvolvimento da Produção e produzido pelo Departamento de Micro, Pequenas e Médias empresas que é lotada no Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior. Este órgão federal tem por missão apoiar os arranjos produtivos locais com base em articulações governamentais.
Localização das APLs no Tocantins
Piscicultura: tem como pólo o município de Porto Nacional. As ações estão sendo desenvolvidas em Aparecida do Rio Negro, Barrolândia, Pugmil, Brejinho de Nazaré, Pium, Silvanópolis, Cristalândia, Paraíso do Tocantins, Crixás do Tocantins, Palmas, Fátima, Nova Rosalândia, Ipueiras, Monte do Carmo, Lajeado e Miracema do Tocantins.
Móveis, Couro e Carne: Araguaína, Araguatins, Augustinópolis, Colinas, Itaguatins, Tocantinópolis.
Cerâmica Vermelha: tem como pólo a cidade de Palmas e está presente também em Barrolândia, Cristalândia, Miracema do Tocantins, Miranorte, Paraíso do Tocantins e Porto Nacional.
Fruticultura: atividade desenvolvida nos municípios de Porto Nacional, Barrolândia, Miracema do Tocantins, Miranorte e Palmas.
Pecuária de Leite: está sendo desenvolvida em Paraíso, Barrolândia, Chapada de Areia, Divinópolis, Miracema do Tocantins, Miranorte, Monte Santo, Nova Rosalândia, Paraíso do Tocantins, Pium e Pugmil.
O Núcleo Estadual de apoio a APL do Tocantins definiu cinco novas APLs:
Confecção(Palmas);
Olericultura (Palmas, Porto Nacional, Paraíso do TO, Lajeado, Tocantínia, Aparecida do Rio Negro);
Bananicultura (Luzinópolis, Angico, Nazaré, Riachinho);
Mandiocultura (Brejinho, Monte do Carmo, Silvanópolis, Santa Rosa, Ipueiras);
Apicultura (sul do Tocantins).
- Informações (não oficiais) repassadas pelos coordenadores de Pólos
Cidade