Pólos Calçadistas
Goiânia – Goianira
Características do Pólo
Goianira é está localizada apenas a 22km de Goiânia o que faz da cidade um potencial para se tornar um grande parque industrial e/ou agroindustrial. Um incentivo para isso foi a concretização do distrito Agroindustrial de Goianira, com as obras do Pólo Calçadista que estendeu a cadeia produtiva do couro bovino no Estado.
Mercado Consumidor do Pólo
As microempresas vendem principalmente para o comércio local, lojas próprias, as lojas dos Shoppings, as Feiras Locais. E as vendas que são feitas para outros estados, são realizadas dentro do arranjo, através de sacoleiras das regiões norte e nordeste, além dos estados do Tocantins, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, São Paulo e Distrito Federal.
A produção das pequenas empresas é voltada para o mercado nacional, e vendida por meio de representantes, sites das empresas e as feiras nacionais do setor (COUROMODAS, FENAC e FRANCAL).
As exportações representam uma parcela pequena no volume das vendas.
Tipo de Produto
Os principais produtos são os calçados femininos, no estilo modinha, seguidos de bolsas, pastas, carteiras e cintos.
Tipo de Produção
Grande parte da produção é terceirizada e geralmente são as mesmas pessoas ou firmas que prestam serviços para várias empresas do pólo.
Tipo de mão de obra
A mão de obra é tanto formal como informal e boa parte de terceirização. As terceirizações são fundamentalmente de trabalhadores informais, que fazem o corte, as bordadeiras e também os soladores (montadores) de sapato.
Na maioria das empresas, os trabalhadores têm pelo menos o segundo grau incompleto.
O Pólo já foi consolidado como uma APL? Justifique:
Em 2001 o Governo de Goiás adquiriu um terreno com cerca de 150.000m² onde implantou o Pólo Calçadista de Goianira, construiu 15 galpões que foram negociados com as empresas que já atuavam em Goiânia e região. A partir de então, essas empresas, que já estavam organizadas