TEXTO DIDÁTICO “A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA”
“A EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO DE GEOGRAFIA”
A educação ambiental no ensino de Geografia: Uso e preservação da água.
Problematização:
Os meios de comunicação transmitem constantemente os problemas ambientais que assolam o nosso planeta. A temática ambiental possibilita ao educador abordar as diversas áreas do conhecimento, dentre as quais se destaca sua inserção no ensino de geografia. No entanto, a questão ambiental deve ser analisada sob a ótica da realidade, permitindo a inserção deste conhecimento no cotidiano da pessoa.
O uso racional e a preservação da água como item vital da humanidade é uma temática atual e que desperta o interesse por estar relacionada à nossa realidade. O impacto das informações veiculadas na mídia tende a despertar o interesse para o tema, permitindo a imersão em outros assuntos corelatos da geografia.
Por entender que a água possui uma importância vital, e que os recursos hídricos do planeta são limitados, a Organização das Nações Unidas pela Educação, a Ciência e a Cultura (UNESCO) elegeu o ano de 2013 como "O Ano Internacional da Cooperação pela Água". A conscientização da população mundial sobre a necessidade, a importância, os benefícios e os desafios da cooperação para o uso racional deste recurso tornou-se prioridade na agenda de organismos e lideranças internacionais.
Os recursos hídricos são um tema importantíssimo para discussão com os alunos em sala de aula, levando-os a compreender a sua importância, inserindo neste contexto os mecanismos que alteram a qualidade da água e a parte que lhes cabe na redução do seu consumo.
Isto posto, a estruturação deste texto está divida em duas questões que serão apresentadas e analisadas:
a) Como abordar a temática ambiental da água no ensino de geografia?
b) Como materializar as questões ambientais no cotidiano dos alunos?