Relatório de estágio
O ENSINO DE GEOGRAFIA EM DISCUSSÃO
A Geografia como é peculiar a qualquer ciência, tem sofrido modificações, perpassando por questionamentos e debates através dos quais fica latente a importância da formação inicial dos professores.
Esta tão mencionada formação, é o que dá aos educadores subsídios para uma qualificação capaz de torná-los participantes eficazes na difusão de uma educação escolar qualificada e consequentemente, se efetivarão transformações sociais, as quais serão inseridas diretamente na vida das comunidades locais e estarão em constantes discussões as problemáticas mais emergentes dos educandos e da sociedade em si.
Nesse contexto, o quadro que foi caracterizado acima demonstra que há uma exigência de criatividade e de capacidade de articulação da realidade por tais educadores e pela própria ciência geográfica, de maneira que cause significativas alterações na percepção e interpretação de mundo da comunidade escolar. A essa discussão são pertinentes os debates acerca da interdisciplinaridade e de uma aprendizagem significativa para os discentes.
A esse respeito Santos:ressalta :
[...] Na perspectiva das novas práticas do ensino em geografia, a evolução posta anteriormente acerca das mudanças na ciência geográfica, as mesmas trouxeram novos encaminhamentos para o desenvolvimento dos conteúdos geográficos tratados em sala de aula [...] Sendo assim, a idéia de sistematizar as ciências e de fragmentar os conteúdos da geografia foi superada com essa evolução, de maneira que as palavras chaves dessa nova vertente do processo ensino e aprendizagem da geografia são, sobretudo, interdisciplinaridade* e transversalidade* [...] (SANTOS, 2011, p. 16).
O aglomerado de transformações socioculturais, políticas e econômicas do século XXI, as quais estão submetidas às sociedades, remete automaticamente que o sistema educacional repense um novo jeito de educar e produzir conhecimento, de maneira que essas duas