INTRODUÇÃO
Este trabalho tem como objetivo analisar e comparar os elementos da temática ambiental que estão inseridos no livro didático de geografia, abordando assim, uma analise de conteúdos, identificando elementos tais como: a exploração dos recursos naturais, poluição, resíduos sólidos, ar, água, flora, fauna.
A Geografia e a Educação Ambiental estão ligadas ao Meio Ambiente, onde este diz respeito à qualidade de vida dos grupos humanos, e a sua preservação não depende apenas do povo, mas sim de uma responsabilidade mundial.
Sabemos que a Geografia é uma ciência que estuda a descrição da terra e sua ocupação pelo homem, analisando as ações de como as populações se relacionam com o meio ambiente. Tem como elementos os meios físicos, biológicos e humanos, caracterizados pelo revelo, clima, vegetação, agricultura e urbanização.
Essa disciplina permite ao aluno compreender o planeta em que vive e suas mudanças realizadas pelas sociedades constituindo o espaço geográfico, passando por diversas transformações naturais e antrópicas1. Muitas vezes, as sociedades modificam o meio ambiente com o intuito de atender os seus interesses econômicos e sociais. A Geografia como disciplina, estimula o aluno a observar, analisar e a pensar de maneira critica para uma realidade transformadora.
Na atualidade, a sociedade tem sentido o peso da falta de conscientização na preservação do meio ambiente devido as constantes mudanças com a intervenção do homem na natureza, degradando cada vez mais os recursos naturais. Foi neste sentido que a preservação do meio ambiente passou a receber um tratamento diferente, sendo pensado e desenvolvido nas escolas, que tem um importante papel como instituição responsável na formação de cidadãos conscientes garantindo um maior equilíbrio ambiental na construção de um desenvolvimento sustentável.
De acordo com o relatório da Comissão Mundial sobre o Meio Ambiente e Desenvolvimento, criada pela Organização das Nações Unidas (ONU) em 1983, o