teste bioquimicos
Curso Técnico de Biotecnologia
TESTES BIOQUIMICOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE MICROGANISMOS GRAM POSITIVO
Belo Horizonte
Maio/2014
Centro de Formação Profissional Américo Renê Giannetti
Curso Técnico de Biotecnologia
TESTES BIOQUIMICOS PARA IDENTIFICAÇÃO DE MICROGANISMOS GRAM POSITIVO
Trabalho apresentado ao Curso Técnico de Biotecnologia do Centro de Formação Profissional Américo Renê Giannetti – SENAI FIEMG.
Instrutor(a): Izabel Paixão
Belo Horizonte
Maio/2014
Sumário
Introdução
Servem para auxiliar o microbiologista a identificar grupos ou espécies de bactérias ou leveduras através da verificação das transformações químicas, que ocorrem num determinado substrato, pela ação das enzimas de um dado microrganismo.
Para a realização das provas bioquímicas é necessário utilizar meios de cultivo especiais contendo o substrato a ser analisado e fornecer ao microrganismo as condições nutritivas e ambientais necessárias ao seu desenvolvimento.
Os microrganismos, como todos os seres vivos, podem, até certo ponto, modificar o meio em que se encontram e utilizar as soluções químicas como fontes de energia, produzindo um ambiente propício para seu crescimento e reprodução. Todas as atividades celulares são mediadas por enzimas, e os microrganismos produzem diversos tipos delas, que atuam de forma interligada. Ao testar os produtos finais de reações enzimáticas e notar o desaparecimento de algumas substâncias de um meio de cultura, os microbiologistas podem estabelecer as características enzimáticas de um microrganismo e identificá-lo, podendo então diferenciá-lo de espécies similares (SEELEY JR. et al., 1991).
A mais de um século, os testes convencionais ou clássicos para a identificação de microrganismos vêm sendo utilizados, baseados na habilidade que o organismo em estudo possui para