ebola
Ebola matou mais de 1.900 na África na pior epidemia da doença, diz OMS
Balanço foi divulgado nesta quarta-feira; crise atinge a África Ocidental. Em apenas uma semana número de óbitos aumentou em mais 300.
03/09/2014 14h35 - Atualizado em 03/09/2014 14h42
Do G1, em São Paulo
Mais de 1.900 pessoas morreram na África Ocidental em consequência do pior surto mundial de ebola, de acordo com novo balanço divulgado nesta quarta-feira (3) pela Organização Mundial de Saúde (OMS).
Segundo a agência das Nações Unidas, houve um grande aumento de óbitos em menos de uma semana. Até 26 de agosto, tinham sido registradas 1.552 mortes.
De acordo com Margaret Chan, chefe da OMS, até esta semana foram registrados 3.500 casos de provável contaminação por ebola em Guiné, Serra Leoa, Libéria e Nigéria. Há ainda, em menor escala, um surto relacionado a doença no Congo e pelo menos um caso confirmado no Senegal.
O número de mortos já superou o de outras epidemias da doença desde que o vírus foi detectado pela primeira vez, em 1976.
Veja abaixo perguntas e respostas sobre essa doença:
Como o ebola se manifesta na pessoa doente?
O ebola é uma doença grave causada por vírus. Ela é muitas vezes caracterizada pelo início súbito de febre, fraqueza intensa, dores musculares, dor de cabeça e dor de garganta. Depois vêm vômitos, diarreia, funções hepática e renal deficientes, erupções cutâneas, e, em alguns casos, sangramentos internos e externos, com interrupção do funcionamento dos órgãos. Exames de laboratório incluem baixa de glóbulos brancos e de plaquetas e aumento das enzimas hepáticas. O período de incubação do vírus pode durar de dois dias a três semanas, e o diagnóstico é difícil.
Como o ebola se espalha?
Seres humanos pegam o vírus por meio do contato próximo com animais infectados, incluindo chimpanzés, gorilas, antílopes e morcegos que se alimentam de frutas. Os morcegos da família Pteropodidae são considerados os hospedeiros naturais da