Testes Bioquímicos- Microbilogia
1. Qual a finalidade dos testes bioquímicos?
R: Os testes bioquímicos servem para identificação e classificação de micro-organismos. Isso ocorre pela utilização de diversos meios seletivos, a fim de ocorrer a classificação separando e analisando cada meio, vendo se há a presença microbiana ou não no meio. A cultura é analisada para determinar os tipos de alterações químicas que ocorreram. Cada meio apresenta um tipo de resposta, que pode ser a mudança de coloração ou turbidez, por exemplo. Essa técnica é bem válida porque o reconhecimento de uma dada espécie requer o conhecimento do seu organismo e sua atividade bioquímica e química, além de que alguns micro-organismos apresentam características que não suficientes para sua identificação.
2. Quais são os procedimentos necessários antes de realizar os testes bioquímicos, caso a cultura não esteja pura?
R: Antes de serem feitos os testes bioquímicos, ocorre um enriquecimento em um ou mais caldos específicos e o posterior em meio sólido. Esse processo pode ter uma ou mais etapas de pré-enriquecimento e o enriquecimento seletivo. O pré-enriquecimento serve para oferecer condições de reparação de células injuriadas. Esses caldos de pré-enriquecimento não devem ser seletivos, pois essas células não crescem nesses tipos de condições e necessitam de faixas ótimas de pH, temperatura e tempo de incubação.
No caso do enriquecimento seletivo deve haver inibição da microbiota competidora, dando condições de reprodução do organismo desejado. Entre os agentes seletivos estão: o pH, a temperatura, a atmosfera de incubação, os próprios componentes do meio de cultivo, adição de compostos como antibióticos ou outros compostos químicos.
Os agentes diferencias são geralmente úteis, pois os outros organismos não possuem compostos e enzimas capazes de utilizar as fontes nutricionais presentes no meio. Entre os agentes diferencias destacam-se: sangue, gema do ovo, indicadores de pH e de H2S.