tradou bg
1293 palavras
6 páginas
UNIVERSIDADE DO CONTESTADO – UnCCURSO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS
ANGELICA DE SIMAS
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA
SAÍDA DE CAMPO
CONCÓRDIA
2013
ANGELICA DE SIMAS
RELATÓRIO DA AULA PRÁTICA DE MICROBIOLOGIA
SAÍDA DE CAMPO
Relatório, apresentado como requisito para obtenção de nota da disciplina de Microbiologia do curso Ciências Biológicas da Universidade do Contestado sobre a orientação da Prof. Aline Viancelli
CONCORDIA - SC
2013
1. INTRODUÇÃO
Para realização dos testes bioquímicos, foram necessárias coletas de água na área de APP do Parque de Exposições do município de Concórdia. O Parque de Exposições do município de Concórdia, Santa Catarina, presente na Rua Vitor Sopelsa abrange uma área total de 228.608,30 metros quadrados, cerca de 80.000 metros quadrados está reservado como espaço exclusivo para montagem de exposições. O parque de exposições é composto por vegetação de mata fechada, uma área de preservação permanente (APP), onde existem trilhas ecológicas com aproximadamente 3 km de extensão.
Para a identificação de determinada bactéria usas-se o testes bioquímicos. Para isso é preciso isolar as bactéria, impedindo a contaminação para poder obter um resultado mais concreto sobre a bactéria a ser identificada. Para poder fazer os testes é preciso obter as bactérias em meios de cultura, pois é desses meios onde serão tiradas as bactérias e colocados nos tubos para realização do teste. Os métodos utilizados em aula foram: SIM, TSI, citrato, de ureia e de lactose.
A Salmonella spp. é um dos microrganismos distribuídos na natureza, sendo o homem e os animais seus principais reservatórios naturais, com ocorrência de sorotipos regionais (SHINOHARA et al., 2008).
O presente trabalho tem como objetivo avaliar amostras de água coletada no Parque de Exposição.
2. REVISÃO DE LITERATURA
O meio SIM é utilizado para determiná-la a habilidade de