TESTE BIOQUIMICO E ANTIMICROBIANO
MEIO DE CULTURA E CONDIÇOES DE CULTIVO DE MICRO-ORGANISMOS E AÇAO DE AGENTES QUIMICOS
Como o resto dos seres vivos, os microrganismos necessitam de obter os nutrientes apropriados do seu meio ambiente para o seu desenvolvimento. De modo que se queremos cultivar e manter microrganismos vivos no laboratório, necessitamos de os colocar em meios de cultura apropriados, contendo nutrientes para o seu crescimento. Além dos nutrientes é igualmente necessário que as condições ambientais sejam favoráveis, tais como a concentração de oxigênio, temperatura, pH, atividade de agua, luz e pressão osmótica.
Tanto na preparação, como na manutenção das culturas de micro-organismos é importante zelar pelas condições de assepsia, de modo de evitar contaminações com outros micro-organismos.
Existem varias formas de classificar os meios de cultura; primeiramente os mesmos podem ser divididos em meios sólidos (aqueles que contem agar) e meios líquidos (sem agar). Ambos meios são preparados com agua destilada, aquecidos até dissolução total, e posteriormente são esterilizados por autoclavagem a 121ºC.
Nos meios sólidos o crescimento dos micro-organismos para devido ao término dos nutrientes, devendo-se realizar a transferência das colonias para um novo meio. No entanto estes meios permitem a individualização das colonias. Os meios líquidos permitem uma melhor difusão dos nutrientes, mas não é possível o isolamento de colonias.
Após autoclavagem, os meios sólidos (ainda líquidos) são vertidos em placas de Petri de forma de cobrir uniformemente o fundo, após sua solidificação guardam-se por 24 horas na estufa a 37ºC, para testar a sua esterilidade, e em seguida na geladeira a 4ºC até o momento do seu uso. Os meios líquidos são mantidos em tubos de ensaio de vidro.
Quanto ao grau nutritivo dos meios de cultura consideram-se:
Meios nutritivos gerais: contendo elementos minerais e metabólitos orgânicos.
Ex. Agar Nutriente, Caldo Nutriente
Meios enriquecidos: