Terceirização
Fabio Moraes
Jean Nunes
Letícia Ceres
Maria Fernanda
Vanessa Carvalho
Vinicius Marcondes
Introdução
A necessidade de criar e sustentar vantagens competitivas tem proporcionado o surgimento de novos negócios com o intuito de reduzir custos e tornar os produtos e serviços mais competitivos.
Nesse contexto, surgiu a terceirização, que ganha destaque e se solidifica como uma das atividades mais eficientes na racionalização de recursos humanos. Essa nova modalidade de buscar fora tudo aquilo que não é essencial e estratégico para a atividade-fim das empresas, estão ganhando cada vez mais espaço no mercado.
O que é?
“Atitude de delegar a terceiros atividades antes sob sua responsabilidade.”
(MACHADO NETO, 2008)
É o processo no qual uma empresa identifica uma parte do seu processo de negócio que poderia ser desenvolvido de maneira mais eficiente e/ou mais efetivamente por outra corporação contratada para desenvolver esta parte do negócio. Assim, a primeira organização é liberada para se manter focada na função central do seu negócio.
Como Surgiu?
• A terceirização de serviços surgiu no século anterior, decorrente da necessidade de atender a novas atividades, utilizando força de trabalho de terceiros, tendo se consolidado durante a Segunda Guerra Mundial.
• No Brasil, o sistema de terceirização foi implantado na metade do século passado, por volta de 1950, quando as multinacionais passaram a produzir apenas o objeto fim do seu negócio e repassavam para terceiros todo o restante.
• Setores como a limpeza e a conservação foram as primeiras referências desse sistema que hoje absorve tudo e todos os tipos de trabalho dentro da empresa. Vantagens
Foco no negócio!
Essa é a palavra que resume de forma mais simples e objetiva o porquê da terceirização.
Desvantagens
-
Dificuldade de encontrar a parceria ideal;
-
Demissões na fase inicial (Custo de demissões);
-
Aumento do risco a ser administrado;
-
Conflito com os sindicatos;
-
Aumento da