Terceirizacao
A preocupação com a inovação tecnológica constantemente em mudança têm desenvolvido debates dentro das organizações, devido a sua importância na competitividade do mercado.
Na busca por melhores resultados com custos cada vez mais baixos, a terceirização de alguns setores e serviços vem sendo uma pratica cada vez mais utilizada nas organizações.
A terceirização é a transferência das atividades meio da organização para outra empresa realiza-la.
CONTEXTO ATUAL
TERCEIRIZAÇÃO
É uma pratica que visa à redução de custos, e o aumento da qualidade. Pode ser usada em larga escala por corporações e é observada principalmente em empresas de telecomunicações, mineração indústrias etc. Pequenas e medias empresas também podem se beneficiar dessa prática, uma vez que elimina burocracias internas como as atividades-meio.
Estas atividades denominadas atividades-meio, ou seja, é dispensável a realização do produto principal da empresa, ou seja, a atividade-fim. É perfeitamente possível o repasse destas tarefas a outras empresas, o que significa reduzir imediatamente o custo com mão-de-obra. Assim, a empresa pode focar-se apenas no indispensável, aumentando a competitividade e a especialização e, por consequência os lucros.
No mundo globalizado de hoje, somente conseguem sobreviver as organizações que se especializam no seu produto ou serviço, devido a alta exigência do mercado consumidor e a concorrência que esta em todos os setores da economia. Atualmente verifica-se a necessidade das empresas em criar alternativas que sejam capazes de amenizar as dificuldades de manutenção dos negócios no país.
Surge, então, a terceirização em meio a este contexto, com o fim principal de reduzir custos e acelerar a economia. A terceirização pode e deve ser definida como um meio de desverticalização, fixação de esforços gerenciais no produto principal, busca de melhoria continua da qualidade, produtividade e competitividade, que é claro,