A importancia da eletricidade para a vida modeqrna

506 palavras 3 páginas
A importância da eletricidade para a nossa vida.
A pilha, como é sua reação?
Vejamos...

A eletricidade é um termo geral que abrange uma variedade de fenômenos resultantes da presença e do fluxo de carga elétrica. Esses incluem muitos fenômenos facilmente reconhecíveis, tais como relâmpagos, eletricidade estática, e correntes elétricas em fios elétricos.

Com a procura de um maior bem-estar e de uma melhor qualidade de vida conduziram, nos últimos tempos, a um crescimento muito rápido do consumo energético, nas várias atividades humanas, a nível mundial. Por estar tão enraizada nos nossos gestos e tarefas, abdicar da eletricidade ser-nos-ia agora penoso. Já não conseguimos viver sem iluminação, nem deixar de usufruir dos inúmeros equipamentos elétricos que nos ajudam nas tarefas laborais. Seríamos incapazes de passar os dias sem usar telefones, computadores, faxes e impressoras. Não toleraríamos a ausência dos equipamentos elétricos de aquecimento e arrefecimento que nos melhoram o conforto. Em suma, a eletricidade, tanto ou mais do que as outras formas de energia, é o motor da nossa vida moderna.

Pilha elétrica, pilha galvânica ou ainda pilha voltaica é um dispositivo que utiliza reações de óxido-redução para converter energia química em energia elétrica. A reação química utilizada será sempre espontânea.
Neste dispositivo, têm-se dois eletrodos que são constituídos geralmente de metais diferentes, que fornecem a superfície na qual ocorrem as reações de oxidação e redução. Estes eletrodos são postos em dois compartimentos separados, imersos por sua vez em um meio contendo íons em concentrações conhecidas e separados por uma placa ou membrana porosa, podendo ser composta por argila não vitrificada, porcelana ou outros materiais. As duas metades desta célula eletroquímica são chamadas de compartimentos e têm por finalidade separar os dois reagentes participantes da reação de óxido-redução, do contrário,

Relacionados