estudo dirigido texto Moacyr Scliar
2) Explique como a medicina grega representou uma inflexão na forma de encarar os fenômenos relacionados à saúde e a doença.
3) Comente as consequências do processo de modernização da sociedade para as concepções a respeito da saúde e a doença.
4) O século XIX foi pela discussão sobre a relação entre saúde e condições de trabalho, comente sobre esses trabalhos e suas contribuições para a saúde e condições de trabalho, comente sobre esses trabalhos e suas contribuições para a saúde da população.
5) Discuta o conceito de saúde trazido em 1948 pela OMS e a opinião do grupo sobre este.
6) Analise a construção da ideia de cuidados primários em saúde e sua importância para a concepção que hoje temos de saúde.
Respostas:
1) A concepção mágico-religiosa de saúde e doença segundo Scliar foi fundamentada em artigos de pesquisa sobre o assunto desde a época dos hebreus na Bíblia até a idade média. Vários estudiosos contribuíram para seu artigo, onde ele próprio diz “real ou imaginária, a doença, e sobretudo a doença transmissível, é um antigo acompanhante da espécie humana, como revelam pesquisas paleontológicas.”. Vários estudiosos são citados, partindo do princípio de que a doençs resulta da ação de forças alheias ao organismo que neste se introduzem por causa do pecado ou de maldição. Ele cita os hebreus, em Levídico, que “a doença era um sinal da cólera divina, diante dos pecados humanos” ; no cristianismo, as pessoas eram banidas vivas como se já estivessem mortas até com missa de corpo presente no caso de estarem com a lepra; no judaímo as leis dietéticas são citadas (alimentação restrita); em outras culturas como as indígenas, os feiticeiros (chamados de xamã) mediante rituais promoviam a cura; a medicina grega cultuava alguns deuses ( Asclepius, Higieia e Panaceia, chegando então em uma importante