Terceirização
Caso a avaliação do que é a atividade principal seja bastante cuidadosa, é possível concluir que é viável terceirizar, inclusive, a produção de uma indústria. Isso porque a atividade central pode não ser a produção e distribuição de produtos, mas a difusão e fortalecimento da marca.
Essa situação, no entanto, precisa ser prevista no contrato social da empresa. É nele que será informado qual será a atividade principal da empresa, se de produção ou apenas de criação. Dessa maneira, é interessante considerar a possibilidade de terceirização já no plano de negócios, recomenda Sandra. Especificamente nesse caso, pode se tratar de uma decisão estratégica motivada por falta de recursos para investir na montagem de um parque industrial.
Observações
- Não se pode dar ordens ao terceirizado. Se houver mais de um terceirizado, é preciso se dirigir ao gestor deles, da empresa terceirizada.
- É importante separar os terceiros dos funcionários da empresa para que não haja confusão com os funcionários. É muito mais fácil dar ordens para o terceirizado quando ele se confunde com os seus.
-A legislação trabalhista tem que ser respeitada pela empresa contratada ou o contratante pode arcar com a responsabilidade. Pode, para viabilizar a fiscalização, condicionar o pagamento da empresa à apresentação das folhas de pagamento.
- Se terceirizar a limpeza, não vai perder a qualidade do produto. Mas se é uma atividade que se refere diretamente à produção, pode haver perda de qualidade e prejuízo. E multas tem que ser previstas em contrato.
Processo de Produção
O processo da elaboração de um suco natural pode ser resumido da seguinte forma:
1) Colheita e transporte: os sucos devem ser preparados somente com frutas sadias e maduras. Mesmo uma fermentação leve ou a presença de fungos, que não afetam seriamente a fruta para o consumo in natura, são muito prejudiciais ao sabor final do suco. Por isso, para a colheita e o transporte da fruta até a casa