Resenha do livro para compreender a ciência: uma perspectiva histórica - andery, maria amália pie abib et al.
A DESCOBERTA DA RACIONALIDADE NO MUNDO E NO HOMEM: A GRÉCIA ANTIGA.
CAPÍTULO 1 – O MITO EXPLICA O MUNDO.
Maria Amália Pie Abib Andery Et Al.
p.24. Com a ocupação dos dórios na Grécia, deu-se início ao período homérico, ou seja, a substituição da realeza pela aristocracia.
p.25 e 26. As decisões políticas, militares e econômicas eram tomadas pelos conselhos e submetidas à assembléia, na qual nessas assembléias o rei é quem tomava decisões, sem a opinião da população. As autoras citam o autor, Vernant (1981), que apontam algumas transformações. “A primeira delas refere-se ao aparecimento da escrita (...) com a função de divulgar aspectos da vida social e política (...). A segunda dessas alterações (...). Não cabia ao rei o comando absoluto na tomada de decisões, fossem elas políticas, religiosas, econômicas ou materiais”.
p.27 e 28. Na obra de Homero, relata um período de guerras, particularmente a guerra de Tróia, marcada pela descrição da aristocracia e da nobreza, já na obra de Hesíodo, os trabalhos e os dias, relata da vida do homem trabalhador em busca de virtudes, como: o trabalho e a justiça.
p.29. “A relação homem-deuses-estabelecidos tanto por Homero como por Hesíodo - tem duplo caráter. De um lado, valoriza o homem, na medida em que humanizava (...) os deuses que tinha forma e sentimentos humanos (...). De outro lado, estabelecia uma dependência dos homens em relação aos deuses, que eram vistos como imortais e com poderes para interferir nas vidas humanas”.
CAPÍTULO 2 - O MUNDO TEM UMA RACIONALIDADE, O HOMEM PODE DEESCOBRI-LA.
Maria Amália Pie Abib Andery Et Al.
p.33. “O período arcaico estendeu-se do século VII a.C. e caracterizou-se, principalmente, pelo desenvolvimento da polis em torno da qual passou a gerar a civilização grega. Era nas grandes propriedades de terra que se produzia boa parte dos produtos agrícolas comercializados. Essas grandes propriedades se concentravam nas mãos da aristocracia, que aumentava