Terceirizaçao
1.1 A história da Terceirização.
A terceirização começou, logo depois da explosão da II Guerra Mundial. As indústrias precisavam aumentar a sua produtividade no desenvolvimento de armas para a Guerra, e então passaram a delegar algumas atividades a empresas prestadoras de serviço mediante contratação.
Essa horizontalização, de acordo com MARTINS e ALT (2000, p.75), consiste na estratégia de comprar de terceiros o máximo possível dos itens que compõem o produto final ou os serviços, e com o passar do tempo mudou para a verticalização, que consiste na estratégia que prevê que a empresa produzirá internamente tudo o que puder. Assim as empresas começaram a concentrar sob sua coordenação , todas as atividades administrativas e técnicas.
No decorrer do tempo, o cliente tornou-se o foco principal e as empresas passaram a dirigir, ao máximo, as suas atenções para ele.
Essa nova visão permitiu que grandes organizações perdessem competitividade no mundo empresarial pois, costumavam apenas sair ao mercado para apresentar o seu produto ou serviço .
Percebendo essas mudanças as médias e pequenas empresas, mais ágeis passaram a conquistar grandes fatias no mercado.
As companhias que estavam perdendo mercado, tiveram que reavaliar sua estrutura e descobrir saídas que as colocassem novamente no mercado de forma competitiva.
A primeira mudança foi feita com a introdução do downsizing, que surgiu como uma necessidade de solucionar o excesso de burocracia que se verificava em muitas organizações, que dificultava nas tomadas de decisões e a adaptação às novas realidades ambientais. De fato, muitas organizações adotaram com razoável sucesso os conceitos e as técnicas fornecidas pela Teoria da Burocracia mas, com o aumento dos níveis concorrenciais, e da turbulência ambiental, foi necessário repensar as estruturas e métodos de tomada de decisões por forma a aumentar a rapidez de resposta e a capacidade de adaptação.( Conceito de