Tcc seguranca do trabalho
DA
HIGIENE
OCUPACIONAL
HISTORICO
DA
HIGIENE
OCUPACIONAL
ALUNO:
CURSO:
Técnico em Segurança e Medicina do Trabalho
ESCOLA:
SUMARIO
Capa
Contra Capa 02
Histórico da Higiene Ocupacional
Doenças relacionadas com o Trabalho
Doença Profissional
Doença do Trabalho
Acidentes do Trabalho
Bibliografia
Breve histórico da Higiene Ocupacional
Ao longo dos anos houve sempre quem se preocupasse com a saúde dos trabalhadores, fazendo assim com que fossem tomadas iniciativas com o objetivo a garantir a sua saúde, porem ainda não se tinha o conhecimento técnico necessário.
Na época de Revolução Industrial, na Inglaterra, não se utilizava medidas de controle, o regime de trabalho, às vezes chegava a doze ou até dezesseis horas diárias e através disso algumas iniciativas de prevenção das doenças do trabalho tiveram que ser tomadas, como podemos observar a seguir:
Em 1556 - O pesquisador alemão Georgius Agrícola, ou Georg Bauer, divulgou em seu livro a situação dramática dos trabalhadores em minas subterrâneas e ainda descreveu métodos de prevenção de doenças utilizando a ventilação. Como por exemplo, o as doenças pulmonares.
1700 - Bernardino Ramazzini - publica, na Itália, um livro, de morbis artificum diatriba (As doenças dos trabalhadores), que descrevia um grande número de doenças originadas dentro dos ambientes de trabalho. Como podemos citar a LER que são as lesões por esforço repetitivo.
1890 - é criado pelo governo o Conselho de Saúde Pública, que começava timidamente a legislar sobre as condições de trabalho no Brasil, que já começavam a preocupar.
1910 - A doutora Alice Hamilton, nos Estados Unidos, manifestou a preocupação com as doenças ocupacionais e a avaliação dos agentes e com o seu controle. Como por exemplo, a
graxa que é um produto químico que