Características de algumas das principais famílias de angiospérmicas
Divisão ou composição: Quando a folha tem um só limbo, por mais recortado que seja, designa-se simples; quando formada por vários limbos, geralmente mais ou menos distintamente peciolulados, que se designam folíolos, a folha diz-se composta.
As folhas compostas são constituídas, portanto por vários folíolos que podem estar inseridos sobre um eixo no prolongamento do pecíolo, formando uma pínula. Conforme tem um folíolo terminal ou não, a folha composta denomina-se imparipinulada ou paripinulada.
Pode também ter os folíolos inseridos todos num ponto, na extremidade do pecíolo e então designa-se digitada.
No caso dos folíolos serem só três, as folhas recebem o nome especial de trifoliadas, podendo atribuir-se-lhe a designação de pinulado-trifoliadas, se existe um eixo folhear como nas folhas imparipinuladas ou a digito-trifoliadas, se os folíolos estão inseridos todos no ponto terminal do pecíolo.
Quando sobre o eixo que está no prolongamento do pecíolo da folha estão inseridos outros eixos e sobre estes é que estão os folíolos, a folha diz-se recomposta ou bipinulada e essas diferentes porções da folha constituem as pínulas parciais; essas pínulas podem ser terminadas por um folíolo e haver uma pínula terminal no eixo principal da folha recomposta e então esta é imparipinulada, como sucede na Jacaranda ovalifolia ou não existir folíolo terminal nas pínulas, nem pínula terminal e então a folha é recomposta paripinulada, como nalgumas leguminosas.
Legenda:
16 - inserção oposta
17 - inserção alterna
18 - inserção vertivilada
20 - filódio de uma acácia
21 - folha imparipinulada
22 - folha paripinulada
19 - folha diferenciada em bainha pecíolo e limbo
Forma geral.- Entende-se por forma geral, a forma do contorno do limbo da folha, considerado este como a linha que une os pontos externos da margem da folha. Quando se trata das folhas compostas pode mencionar-se a forma geral, mas geralmente interessa mais