Terceira Idade
TERCEIRA IDADE, MÍDIA E SOCIEDADE
Gabriel LAUTENSCHLEGER1
RESUMO: Nos dias atuais, no decorrer do século XXI, vivemos encontrando pessoas com idade avançada, mas em muitos desses encontros, devido à correria não paramos para observá-los, ajudá-los e ampará-los quando necessário. Em muitos casos, o próprio idoso está embaixo do teto das nossas casas e não damos a eles o valor que merecem. A mídia atual tem através de suas novelas e programação, dado mais ênfase a terceira idade, mostrando que o idoso não é uma pessoa que não serve para nada, que não pode fazer nada e que apenas está atrapalhando a vida dos familiares, e estes familiares só os mantêm junto por motivos financeiros, por serem aposentados ocorre um rendimento extra na renda familiar.
Existem grupos de terceira idade que ajudam os idosos a se sentirem valorizados em um mundo que não está prestando atenção a eles.
PALAVRAS-CHAVE: Mídia. Terceira Idade. Sociedade.
Introdução
A Terceira Idade tem se mostrado cada vez mais presente nas nossas vidas, quem não conhece um idoso? Quem não tem um em sua Família? Mas o fato principal é que esses idosos estão presentes em nossas vidas, mas nós não os valorizamos da maneira correta.
Quantas vezes encontramos idosos em nossas correrias diárias e nem falamos um bomdia, o que aconteceu com o respeito que existia antigamente na época dos nossos pais e avós? É correto culpar a correria do dia-a-dia? A velocidade dos nossos passos?
Existe um pensamento no mundo atual que os idosos são pessoas que não servem para nada, pessoas fracas e desanimadas, mas existe um grande equívoco e exagero neste pensamento, para provar este equivoco observamos a atuação dos grupos de terceira idade, que fazem viagens, bailinhos, e reuniões para que os idosos possam se sentir valorizados e mostrar que eles ainda são úteis para o mundo, observando esses grupos pode-se perceber que os mesmos fazem à diferença na vida dos