Terceira idade
Tema: Educação Física |
UNOESC - Campus Xanxerê |
Média: 4,04|
Terceira Idade
APRESENTAÇÃO
Neste trabalho, fica claro a grande importância da Educação Física na vida de um idoso, pois ele traz inúmeros benefícios na vida do ser humano, não só físicos, mas também psicológicos, como para o idoso que nessa fase da vida muitos pensam que a única coisa que lhe resta é a morte. A educação Física veio para que tudo isso mudasse. Ela ajuda a passar o tempo, a integrar-se socialmente.
Nesse trabalho queremos mostrar o quanto tudo isso é bom para o idoso.
O IDOSO E A SOCIEDADE
Haddad (1986), diz que o envelhecimento não é simplesmente um processo físico, mas um estado de ânimo, e hoje nós estamos sendo testemunhas do inicio de uma mudança revolucionaria nesse estado de ânimo. A velhice é um período vulnerável. Os anciãos correm mais risco que os de qualquer outra faixa etária, com exceção da infância.
Para Hermanova (1982), os que estão envelhecendo são aqueles que depois de terem passado de um período de crescimento e maturidade, entram numa fase que tem sido chamada pelos franceses de troisième âge ou terceira idade. Envelhecer é uma fase normal da vida humana e deve ser considerada como tal (…) Nós sabemos que o envelhecimento é um processo individual com amplas variações e que próprios idosos são um grupo heterogêneo. Para propósitos de elaboração de normas e legislação, utiliza-se uma definição cronológica que coloca o umbral da velhice nos 60. Tanto a prática quanto as pesquisas mostram que existem uma diferença marcante entre a faixa etária dos 60 ou mais, entre aqueles que tem menos de 75 e os que passaram de 75.
Outros autores, como Silva (1978), afirmam que ainda hoje a velhice é somente discutida, mas não definida. Diz este autor ser difícil estabelecer uma idade em que o homem deixa a maturidade e ingressa na velhice. Gomes (1985) relata em seus trabalhos que, no estudo de envelhecimento fisiológico, notadamente dos rins,