Relatório de leitura capitulo 1 "O Capital " de Karl Marx
O capital
1-INTRODUÇÃO
Este artigo tem como objetivo analisar o primeiro e o segundo capitulo da obra de Karl Marx “O capital”. O primeiro capitulo dessa obra tem dois objetivos o primeiro é mostrar de onde vêm as mercadorias e a segunda é mostrar que o dinheiro só tem valor, pois também é uma mercadoria, também é discutido sobre o valor de uso e o valor de troca.
2-DESENVOLVIMENTO
Com base na obra compreende-se o que ocorre nas negociações de mercadorias. Com isso é usado dois tipos de meios para se empregar um preço na mercadoria, o primeiro é pelo valor de uso, que é quando há grande procura por um objeto ele será mais valorizado e quando ele não tem tanta procura o preço diminui. No segundo caso é o valor de troca que é quando uma se quer trocar uma coisa por outra mas as duas tem que chegar a um valor de igualdade, um exemplo citado é quando uma pessoa troca um alqueire de terra por ferro, a quantidade de ferro tem que ser equivalente a um alqueire, para isso utilizasse uma formula (1 alqueire de trigo = aquilos de ferro) a qual o resultado será a igualdade.
3- CONCLUSÃO
As ideias apresentadas na obra, escrita a por volta de 1867, estão sendo muito utilizadas na atualidade e também define o inicio das empresas que querem encarar abrindo seu próprio negocio mesmo não sabendo que essas ideias já foram pesadas por Karl Marx.
Referência :
MARX, Karl. O Capital: crítica da economia política. Livro I, 2 tomos. Tradução de Regis Barbosa e Flávio Kothe. São Paulo: Nova Cultural, 1985.
.
INSTITUTO FEDERAL DO PARANÁ
DISCENTE: MONISE ROCHA DA COSTA
DOCENTE: JOSÉ PROVETTI JUNIOR
TRABALHO DE SOCIOLOGIA
ASSIS CHATEAUBRIAND-PR
2014