Trabalho Biográfico Marx
Introdução à Economia I
Prof. José Geraldo Portugal Junior
Alyson Ferrer – MC1 – RA00115972 João Octávio – MC1 – RA
1. Introdução
O século XIX viu o modo de produção capitalista intensificando as relações de exploração à medida que consolidava sua hegemonia e, por conseguinte, de sua classe dominante, a burguesia. Em meio à acirrada concorrência da era concorrencial do capitalismo encontrava-se o proletariado, mantido a condições subhumanas como um animal enjaulado e alimentado apenas o suficiente para sua subsistência. E de tão acirrada que era a concorrência, havia até mesmo estudos e relatórios (como o absurdo Sixth Report on Public Health do Dr. Smith na Inglaterra) onde buscavam calcular o limite de subsistência do trabalhador (para que ele fosse remunerado exatamente isso) e examinar a alimentação das classes trabalhadoras mais pobres.
No início deste mesmo século, nasce Karl Marx, que viria a se tornar o maior pensador do século (e possivelmente o mais completo de toda a era moderna) e através de seu pensamento mudaria o mundo. Durante sua vida, Marx contribuiria para a produção de conhecimento não apenas da Economia Política, como da Filosofia, Teoria Social e Historiografia e seu legado influencia mais áreas ainda como, Geografia, Comunicação, Direito, Teologia, Antropologia e até mesmo Biologia.
2. A vida e o tempo de Karl Marx
Filho de Hirschel Marx, advogado e Conselheiro de Justiça judeu e Henriette Pressburg, judia holandesa, Karl Heinrich Marx nasce a 5 de maio 1818, em Trevès na Prússia.
Devido à proximidade da França, a Rhénanie –província prussiana onde situa-se Trevès– foi fortemente influenciada pela Revolução Francesa. Desta forma, diferentemente do resto da Prússia, no início do século XIX as antigas instituições feudais na Rhénanie já haviam sido demolidas e lá surgiam núcleos da moderna indústria fabril, por conseguinte, crescia a polarização social em duas