TRABALHO DE ECONOMIA POLITICA 3 4 E 5
3 - Thomas Robert Malthus,Teórico da superpopulação.
- CONTEXTO HISTÓRICO
O contexto das ideias de Malthus está inserido no século XVII, com grande influência do Iluminismo, Revoluções na Franca e nos Estados Unidos da América, além do fim das Guerras Napoleônicas e industrialização inglesa.
A situação das classes trabalhadoras durante a industrialização britânica da época levou ao desenvolvimento de seu pensamento e assim Malthus começou a se preocupar com a densidade demográfica da população.
- DADOS BIOGRÁFICOS
Thomas Malthus nasceu em Rookery, Surrey (Reino Unido) em 1766. Estudou matemática e literatura em Cambridge. Em 1789 tornou-se sacerdote, e em 1805 torna-se história e economia política na faculdade fundada pela Companhia das Índias Orientais.
Durante sua vida publicou diversos livros, entre eles: ‘Um Ensaio sobre o Princípio de População (1798),’ ‘Uma Pesquisa sobre a Causa do Presente Alto Preço dos Alimentos (1800), Investigação sobre a natureza e a evolução da renda (1815), ‘Princípios de Economia Política e considerações sobre sua aplicação pratica (1820), ‘A medida do valor (1823), ‘Definições em Economia Política (1827).
Foi um importante representante da escola clássica inglesa. Morreu em 1834, aos 68 anos.
- IDEIAS E RELÇÃO COM O DIREITO.
Malthus era favorável ao progresso social. Inicialmente defendia a redistribuição de renda, mas depois começou a rever seus conceitos e a passou a propor um maior pragmatismo econômico.
Ele criticava o excesso de poupança da classe capitalista e ressaltar o benefício coletivo dos trabalhos que favorecessem a população, sendo assim o primeiro teórico da demanda.
Malthus estabelece uma relação entre produção agrícola e aumento da população. A produção agrícola é determinada pelo valor das terras. Para Malthus, a produção agrícola da época era dívida em dois aspectos: qualitativo (métodos de cultivo) e quantitativo (superfície agrícola útil), além das terras serem